19 de mai. de 2010

gengibre!!!

O friozinho vem chegando... o mês de junho se aproximando... e as festas juninas começam a ser programadas por todos... e, nelas, não podem faltar o tão apreciado "quentão"... aquela bebidinha feita com gengibre!... lembro-me de uma festa que fui, há muitos anos atrás, onde havia uma barraca descrito "quentão sem álcool"... e eu fiquei encucada com aquilo... como poderia?!... eu ainda era muito novinha e, nem me toquei que na verdade era um simples "chá de gengibre super quente!!!"... Em razão da ardência que aquela raiz tem, não precisa nem do álcool pra poder se esquentar!!! rsrsrs...

E, agora que tô em R. A., e nas pesquisas inconstantes sobre o tema, descobri que o gengibre é um alimento termogênico, ou seja, ele aumenta a temperatura do corpo e, com isso, obriga o organismo a gastar mais energia. Isso acelera o metabolismo e queima gordura. Isso é uma maraviha!!! ainda mais pra mim que tenho o metabolismo super lento!... E, a partir de hj vou aderir o gengibre à minha alimentação... Já fui até comprar no supermercado... vamos ver o resultado daqui pra frente... depois venho falar...

E, por isso, resolvi postar sobre o gengibre... porque, talvez algumas pessoas não saibam ainda, mas resolvi fazer esse blog para ter, também, uma referência para mim... assim, faço uma coletânica de informações que me serão úteis e, além de divulgar isso ajudando outras pessoas, já tenho uma fonte de pesquisa quando esqueço de alguma coisinha.... 

Então, vamos lá: GENGIBRE!!!

Um trabalho realizado na China mostrou aumento do metabolismo em 20% após o consumo de gengibre que pode ser usado cru, refogado ou em forma de chá, 3 vezes ao dia.Outra opção é bater no liquidificador com aipo, laranja, maçã ou qualquer outra fruta. Pode também ser consumida em cápsulas de 500mg, 3 vezes ao dia, no entanto a melhor forma é ao natural.

Fora o gengibre outros alimentos são também chamados de termogênicos, sendo considerados coadjuvantes no tratamento da obesidade:

Pimenta Caiena (pimenta vermelha): aumenta a circulação, melhora a digestão e aumenta a temperatura do corpo. Estudo realizado no Instituto Politécnico de Oxford mostrou que a pimenta caiena, aumenta o metabolismo em 20%. Este mesmo trabalho evidenciou ainda sua propriedade de retirar gorduras das artérias. Quantidade: 3 gramas ou 450mg (cápsulas), 2 vezes ao dia.

Vinagre de maçã: Um “cocktail” de 1 1/2 colher das de chá na água, 2 vezes ao dia, inicialmente pela manhã, e posteriormente, durante uma das refeições, pode diminuir a circunferência abdominal em 2,5 cm em dois meses. Em quatro meses, 5 cm. Depois, o organismo “cria resistência” e é aconselhável interromper a seqüência a cada três semanas, descansando uma. Mulheres que apresentam infecção por monilia (cândida albicans), devem evitar o consumo de vinagre.

Ômega 3: Aumenta o metabolismo basal, ou seja, queima calorias. Elimina o excesso de “líquidos” e aumenta a energia do organismo. Além disso, funciona como antiinflamatório, previne e trata doenças cardiovasculares. Fontes: óleo de prímula, óleos de peixes(como salmão e sardinha), semente de linhaça (misturar duas colheres de sopa a vitaminas, salada de frutas, saladas etc).

Chá verde: Reduz a absorção de açúcar no sangue inibindo a ação da amilase (enzima responsável pela digestão de carboidratos). Diminui a compulsão por carboidratos, acelera o trânsito intestinal e aumenta o metabolismo, ajudando na queima gorduras. Beba diariamente 1 xícara de cinco a 10 minutos antes das refeições.

Para fazerem efeito, os termogênicos devem ser introduzidos com regularidade no dia-a-dia. Mas há algumas medidas que queimam calorias sem nenhum sacrifício. Por exemplo, água gelada! - Beber oito copos de água gelada por dia queima cerca de 200 calorias. Isto porque o organismo gasta energia para elevar a temperatura da água de 5ºC para 37ºc, que é a temperatura corporal interna

Pegar sol com filtro solar até às 10 da manhã e após cinco da tarde, e dormir em um quarto bem escuro, libera o hormônio MSH (hormônio estimulador de melanócitos), que queima gorduras.

O legal do gengibre é que custa baratinho e é super fácil de encontrar em qualquer parte do país; e ele não precisa ser consumido puro: você pode ingeri-lo como chá ou tempero na comida

Chá de gengibre
Leve ½ litro de água ao fogo e aqueça até 37 ºC (nessa temperatura, você ainda coloca o dedo na água sem incômodo). Despeje o líquido sobre 2 colheres (sopa) do gengibre cru ralado, tampe e deixe em repouso por cerca de dez minutos. Cuidado: o gengibre perde as propriedades em água muito quente.  O recomendado é tomar ½ litro da bebida por dia, dividido em cinco doses iguais. Tome o chá sempre depois das refeições.
 
 
Gengibre em pó
Corte o gengibre em fatias bem finas e deixe-as secando na sombra por uma semana. Depois, bata a planta no liquidificador até virar pó. Ela dura até seis meses em qualquer recipiente fechado. Consuma 1 colher (café) por dia. Acrescente o pó a sucos ou alimentos.



EVITE O EXCESSO DE GENGIBRE POIS ELE PODE MACHUCAR O INTESTINO!!!

8 comentários:

  1. Oi Renata, adorei seu Blog, estou tomando o chá de gengibre.. adorei, aqui em Foz está bastante frio então ele ajuda bastante... tem dias que eu quero tomar um pouco mais... mas não pode né, pode ser prejudicial... Será que se eu tomar o chá de Gengibre e o chá verde durante todo o dia intercalando os dois pode haver algum problema?
    Passa no meu blog pra dar uma espiadinha.. e que tal me dar umas dicas de dietas...

    Beijos
    Tenha um lindo e maravilhoso dia! Que Deus abençoe vc em cada passo que der!

    ResponderExcluir
  2. Obrigada pelas dicas, do chá verde eu já sou fã, irei começar agora com o chá de Gengibre.Beijos

    ResponderExcluir
  3. Oi voltei obrigada pelas dicas em meu blog, vc explicou melhor que minha nutricionista rsrs Beijinhos

    ResponderExcluir
  4. Oi cade vc Hoje tem jogo, e a RA como está?Beijinhos

    ResponderExcluir
  5. Cade vc? trabalhando muito? jakkando? desistiu de falar conosco? ....?.....? Beijinhos uma ótima quarta-feira

    ResponderExcluir
  6. Amiga não queria chamar a sua atenção mais estou sendo obrigada, já passou mais de um mes e vc sumiu, e a RA como está.Estou sentindo falta de suas visitas. Beijinhos e uma otima semana.

    ResponderExcluir
  7. Ola querida
    O inverno ja esta passando e deixou marcas em mim, to uma gorda, agora preciso correr atras, rsss

    Vim para te mostrar meu outro blog com dicas de makes..
    www.griffedamaquiagem.blogspot.com, como vc ja me segue no belezaedieta.blogspot.com, seria interessante sempre mantermos contato né??

    bjssssssss

    ResponderExcluir
  8. Cade vc que nunca mais apareceu aqui?Beijos

    ResponderExcluir