2 de out. de 2009

happy hour

Vou abordar um tema bastante interessante aqui... o "happy hour"... por alguns visto como o grande vilão das dietas... mas, vou contar a minha história!!! Sempre tive uma vida social muito agitada... e ao final de cada evento, sempre tinha lá seus "comes e bebes"... e, quando não havia nehum evento, marcava um happy hour com os amigos... e, lá seguia eu: comendo e bebendo.... O problema não é o comer e beber... mas sim o que se comia e o que se bebia... affff... uma verdadeira "esbórnia alimentar"!!! rsrsrs... E sem contar as festas e os churrascos que sempre apareciam para completar a semana... incrível... sempre havia um... De fato, houve um tempo que não media esforços para comer e beber... o segundo item, então... parecia ser sinônimo de diversão... Não tinha como estar numa "balada" se não estivesse com um copo ou uma taça na mão... vinho, cerveja ou caipirinha... """só""" rs... e brincava sempre: "o vinho é bom para o coração"... "a cerveja é diurética, enquanto o refrigerante dá celulite"... e a caipirinha... "ahhhh a caipirinha.... essa não tem comparação!!!".... rsrsrsrs Até que um dia, percebi que estava exagerando na dose alcóolica... e resolvi reduzir drasticamente... parei com as baladas, os eventos, as festas, TUDO!!! radicalizei geral... mas, percebi que estava me isolando... sentia-me só... Pô, gente, sou libriana!!! E duvido que alguém nascido sob a regência desse signo consiga viver só!!! ainda que tenha um ascendente muito forte em outra casa zodíaca, os librianos são sempre sociáveis... não tem como!!! Mas, percebi que estava adoecendo com meu isolamento... não fisicamente... mas a alma me doía... a tristeza me dominava... pensamentos nada evolutivos tomavam conta de mim a ponto de, em raros momentos, eu mesma não me reconhecer... e, mais uma vez, renascia para a vida... Aos poucos, voltei a estar com os amigos de novo... como sempre gostava de estar, porém, consguia me controlar e dominar os copos e taças que vinham à minha direção... e com isso, também controlava o que comer (às vezes! rs)... mas, percebia, aos poucos, que não precisava de "estímulos" para me divertir ou distrair... até que... eu engravidei E, quando isso aconteceu, num primeiro momento, imaginei que minha vida social estaria acabada... que não sairia mais, que não me divertiria mais e que só poderia ficar em casa, repousando, descansando, para que nada atingisse o meu bebê... mas, percebi que não era assim... Mesmo estando grávida, continuava saindo, inclusive em baladinhas mais ligths com amigos, até em pequenas viagens, onde sempre costumava exagerar e... surpreendentemente não ingeria nada nada de álcool e nada nada de frituras ou outras guloseimas que sabia não fazer bem a uma grávida... e o melhor: descobri que, de fato, não precisava de nada disso para me divertir... antes, havia reduzido a dose, e me sentia melhor; mas na gravidez, cortei TUDO TUDO TUDO... e percebi que não me fazia falta, que continuava sendo alegre e divertida sem fazer uso de qualquer coisa que não fosse "eu mesma"!!! e isso me ajudou muito! Meu filho nasceu e eu pensei "ahhh agora ele está aqui fora, comigo, nos meus braços... sei que nada que eu comer ou beber fará mal a ele"... mas, não foi bem assim... eu iria amamentá-lo!!!... e não me sentiria bem se desse meu leite ao meu filho "contaminado" de álcool ou gorduras... e, mesmo, algumas vezes, sentindo vontade de tomar um gole de cerveja ou comer chocolates ou outras guloseimas, eu pensava no meu filho e... a vontade passava... E foi assim, durante a gravidez e a fase de amamentação que aprendi a trocar o álcool nas baladas por um delicioso e saboroso suco de limão ou de abacaxi com hortelã... e isso me satisfazia de tal forma que, mesmo após ter parado de amamentar meu filho, passei a beber quase nada!!! primeiro, porque fiquei tanto tempo sem beber que acredito ter "desaprendido" rs... um pouco só que bebo, já sinto a alteração e resolvo parar... segundo, porque na maioria das vezes que saio hoje, estou com meu filho e quero dar bons exemplos a ele, por isso, evito e prefiro não tomar bebida alcóolica. Ele ainda tem 1 ano e 3 meses, nem entende a diferença ainda, mas penso que o melhor é continuar agindo assim, para que eu não caia no esquecimento um dia e volte a agir erroneamente, como fazia antes, muito antes de pensar em um dia ser mãe... E, por isso, hoje posso falar com propriedade e discordar de qualquer um que diga que os "happy hours" são inimigos da dieta... Ao contrário! Hoje sei que é importante continuar tendo a mesma para que consiga administrar sua reeducação alimentar. Tudo depende da força de vontade de cada um. A bebida eu consegui superar facilmente... a comida, de uma certa forma, foi mais difícil... há tantas variedades nessas festas e eventos... mas, consegui perceber que não preciso fazer estoque de alimento no meu estômago... tudo que está ali é uma forma de saborear sem exagerar... Por isso, hoje, aprendi a sair de casa sempre já alimentada... daí, não sinto fome e não preciso ficar beliscando tudo que vêm nos servir... e me sinto muito melhor... A dificuldade está só nos eventos infantis... rsrsrsrs.. é tã dificil resistir aos docinhos!!! mas, eu chego lá!!! rsrsrs... ninguém é perfeito, né?! e também, festa de criança não se tem toda hora... mas, já tenho conseguido me controlar mais depois que entrei no tratamento de medicina preventiva, pois descobri que não preciso radicalizar... deixar de comer tudo... basta apenas, reduzir a quantidade, controlar.... então.. fica tudo certo.... em dia de festinhas assim (torno a repetir: nas raras festinhas assim) eu almoço só saladinha e corto a janta... assim, como uns docinhos sem culpa e sei que não estou prejudicando minha alimentação, afinal, isso não é a minha rotina! Então... para aqueles que também estão numa reeducação alimentar, aqui vai minha dica: não saiam da sua rotina... aprendam a se divertir sem a necessidade de exagerar na bebiba e na comida... nisso consiste a reeducação alimentar. Não tenham isso como um sinônimo de isolamento... de corte das relações sociais... porque do contrário, enquanto estiver seguindo uma dieta, tudo bem... mas depois, corre-se o risco de terminar e voltar a ganhar peso novamente porque você não se preparou psicologicamente para voltar a se divertir... O ideal, na minha opinião, é que você mude seus hábitos alimentares sem mudar a sua vida; claro... incluir hábitos saudáveis, exercícios físicos, etc., são mudanças necessárias até, mas não é nesse aspécto que estou dizendo, e sim, na rotina social, caso você seja, assim como eu, uma pessoa que gosta de estar rodeada pela família e amigos e basta isso para tudo ser uma grande festa!!! Aqui vai um texto, muito interessante que encontrei no site www.obesidade.com, tratando sobre o mesmo assunto do meu tópico:

Substitutos à altura

Para não precisar deixar de freqüentar os happy hours, é possível recorrer a substitutos para alimentos que não têm o que oferecer de bom ao organismo. Se a queda for por bebidas alcoólicas, que sejam trocadas por alguma que traga benefícios. Água mineral, água de coco e sucos de frutas são substitutos ideais. Se não agüentar ficar sem bebida alcoólica, tome um cálice de vinho tinto, que contém resveratrol, um excelente antioxidante (...)

Os alimentos pesados também não precisam fazer parte da mesa. O ideal é optar, entre outros, por queijos como mussarela de búfala, tomates secos, azeitonas, picles, carpaccio, aspargos, alcachofras, patês a base de ricota, pistache, amêndoas, castanhas e nozes (...)

A seguir, dicas da para um happy hour bom, tanto para o humor quanto para a saúde:

  • Dê preferência aos petiscos assados aos fritos;
  • Em relação aos pães que acompanham os patês, opte pelos mais semelhantes ao pão francês, como italiano ou torradas;
  • Busque opções menos calóricas, como lanches naturais e pizzas de mussarela, atum ou escarola. Peça para cortá-los em pedaços pequenos, para saborear devagar;
  • No caso de vodka ou uísque, faça um coquetel acrescentando à bebida água de coco ou refrigerante, para não ingeri-los puros;
  • Pistache, amêndoas, castanhas e nozes, também podem ser considerados bons petiscos. São alimentos que contêm gorduras monoinsaturadas, ou seja, contribuem para aumentar o bom colesterol e diminuir o ruim. Mas, o consumo deve ser moderado, pois são ricos em calorias;
  • Tente se reunir em locais que permitam gastar a energia consumida, como em uma boa partida de boliche ou futebol.
É isso aí, pessoas!!! Espero que tenham conseguido compreender meu recado e que não desistam de mudar seus hábitos alimentares, buscando assim, uma melhor qualidade de vida... bjs!

Nenhum comentário:

Postar um comentário