9 de out. de 2009

A quantas anda a minha saúde?!?!

Desde que iniciei o tratamento na medicina preventiva, venho fazendo inúmeros exames... alguns, já eram praxe pra mim (glicose e tireóide)... mas outros, foram novidades.... aliás, um especificamente, me assustou um pouco; pois constatei que estou perdendo cálcio... e a história que o ortopedista me disse quanto a ter artrose antes de chegar aos 40 anos começou a pesar um pouco mais na minha cabeça...
Tenho sentido dores muito muito muito fortes... e estou proibida de atividade física... nem caminhada... nem a natação que eu gostava tanto.... a capoeira, então... afffff.. sabe-se lá quando poderei voltar a treinar... enfim... as sessões de fisioterapia têm aliviado a dor apenas no momento em que faço; mas basta eu sair da clínica e começar a trabalhar que já começa a dar sinal de dores...
Até o salto alto o médico pediu para eu tirar... tô andando só de sapato baixo... sandália rasteirinha... talvez alguns pensem que seja até "desleixo" por me virem de chinelinho andando pelos corredores do fórum... mas, o que posso fazer se cheguei nesse estágio?? Resta-me, apenas, aguardar para ver o que a endocrinologista irá me falar na próxima consulta....
O bom é que, com esses exames todos, tenho estudado muito e descoberto coisas incríveis.. e percebido a cada dia que não é tão dificultoso assim conhecermos o nosso organismo e fornecermos a ele a energia necessária para que ele continue funcionando bem...
Eu sei que estou nesse momento com inúmeras co-morbidades que me autorizariam a fazer a redução do estômago (aliás, isso já foi sugerido por médicos, mas naquele momento, eu não quis)... além da pressão alta, da tireóide que vive oscilando, da retenção de líquido que me faz "engordar num dia e emagrecer no outro", ainda tem a minha glicose que está se mantendo no limite e, também, o meu joelho... aliás, as minhas pernas doem, também... Há um tempo atrás, a dor era tamanha que fui procurar um vascular... ele me disse que eu estava com insuficiência de veia tributária... e necessitaria de intervenção cirúrgica, mas que para isso, era necessário eu reduzir peso... Até iniciei (mais uma vez) uma dieta... mas, não tive um resultado tão satisfatório assim... e, como todas as tentativas, mais uma vez, caiu por terra....
Eu e esses dilemas loucos que não sei mais o que fazer... a endócrino, a nutricionista, o vascular e o nefrologista disseram que preciso fazer atividade física para perder peso mais rápido... o ortopedista diz que não posso fazer de forma alguma em razão da inflamação que estou no joelho... mas que preciso perder peso para tirar a sobrecarga do joelho e, assim, aliviar as dores e me permitir a voltar as atividades físicas...
A pressão sobe, daí preciso perder peso para diminuí-la.. mas sem atividade física não dá... o anti-inflamatório que o ortopedista mandou tomar, estava me causando mais retenção de líquido, a endócrinologista mandou suspender...
Todos pedem para tomar muita água (e eu até tomo.. sempre tive esse hábito)... só que ele não sai!!! nem em suor, porque não estou fazendo atividade física... nem em urina, porque não vou regularmente ao banheiro.. daí.. mais diuréticos....
Putssssss... será que existe um remédio Tudão, que eu pudesse tomar e curar tudo... sem precisar de mais nada depois??? afffffffffff.... parece que até para perder peso o nosso organismo impões burocracias.. rsrsrsrs.... o ideal é não desanimar!!!
E, pra piorar, comecei a pesquisar sobre a função do cálcio no nosso organismo e... descobri que quem tem falta de cálcio, não deve comer cenoura, pois ela é rica em vitamina A e esse vitamina não permite que o cálcio fique no organismo... assim, também, como a fibra, pois ela acaba liberando o cálcio na urina... Daí, pelo que li, é necessário o consumo de vitamina D, pois ela ajuda a segurar o cálcio que consumimos.... vamos ver o que a nutricionista irá dizer na próxima consulta.... Piorrrrrrr.. eu adoro cenoura!!! (aliás, esse é um dos segredos do porque eu consigo sempre pegar um bronze legal, mesmo quando o sol está meio escondido) e necessito de fibras, pois tenho o intestino irregular... e preciso delas para me ajudarem a fazê-lo trabalhar
E, com tudo isso, acabo ficando estressada, cansada, irritada, mal-humorada... da... da... da!!!
Aai.. ai... mais dilemas.... o que fazer?? alguém pode me ajudar?! rsrsrs

2 comentários:

  1. Oi flor... desculpa a demora pra responder viu, semana passada não consegui visitar nenhum blog (nem o meu...kkkkk)
    Adorei sua visita, seja muito bem vinda e quero que saiba que pode contar comigo nessa caminhada viu?
    Eu tenho problemas no joelho por causa do excesso de peso, no meu caso é a rótula, saiu do lugar e entra em contato com o osso dependendo do movimento que faço, causando uma dor horrível. No começo da dieta, ano passado, eu tbm estava com triglicérides e colesterol muito altos, então acho que antes de mais nada temos que pensar no nosso bem estar e saúde e a alimentação ideal é extremamente importante.

    Rê, dá pra emagrecer sem a atividade física, eu mesma não sou muito adepta, apesar de saber que é essencial, por causa justamente do meu joelho (pelo jeito não é só no nome que temos algo em comum né? rs)
    Vc emagrece um pouco mais devagar, mas se tiver uma alimentação saudável e reduzir as porções vc vai conseguir perder pelo menos o necessário pra poder voltar a fazer exercícios.

    Força garota, a gente vai conseguir!
    Beijokas

    P.S.: desculpa se meu comentário tá parecendo um post... mas queria que vc soubesse que a maioria das pessoas aqui no blog, realmente se importam umas com as outras e eu adoro dar boas vindas e fazer com que as blogueiras de primeira viagem se sintam acolhidas na nova jornada, assim como eu fui quando comecei!

    ResponderExcluir
  2. Valeu, RÊ...
    comecei agora no blog.. aliás, tõ corendo ajustando a agenda pra conseguir escrever tb.. rs... mas, estou adorando e vendo que tem muitas pessoas com um obejtivo comum... e que trocam idéias, insentivam.. de fato o q vc disse é verdade e não tem problema em escrever não!!! eu tb sou assim... e adoro ler o q escrevem! Seja bem-vinda!!!
    bjs

    ResponderExcluir