19 de out. de 2009

sais minerais

Segundo os exames que fiz, estou com o cálcio um pouco abaixo do normal... o que me preocupa MUITO, já que estou com problemas nos joelhos e, os médicos já disseram que estou a beira de uma artrose e que preciso perder peso logo (o difícil é conseguir sem poder fazer atividade física... mas, vou tentando!!!)... e, por esta razão, resolvi estudar um pouquinho sobre os sais minerais e as funções de cada um no nosso organismo.... e, vou postar algumas coisinhas aqui... Os minerais possuem um papel bastante importante em nosso organismo, pois é através de sua ação que as reações enzimáticas são reguladas..... bom, talvez, assim como eu, vc deve estar se perguntando "mas o que são reações enzimáticas?".. eu tb não sabia fui pesquisar... e, pelo que eu entendi (aliás, posso estar enganada... portanto, é interessante que pesquisem, também, e não estando de acordo, ou encontrando algo divergente, me avise para que eu possa mudar ou incluir aqui.) podemos dizer que, praticamente, as enzimas são as proteínas, mas que se alteram de acordo com a temperatura e o ph do nosso organismo.. é, assim sendo, sofremos uma reação no nosso corpo, dependendo do que comememos e de como nosso organismo se encontra... daí, essa reação vai gerar uma ação ou reação ao nosso corpo; por exemplo, qdo colocamos abacaxi na carne pra ela ficar macia... ou como a banana se escurece qdo fica fica exposta ao ar... é mais ou menos assim... Os sais minerais são substâncias inorgâncias, ou seja, não podem ser produzidos por seres vivos, e sua maior parte está concentrada nos ossos. Entre os mais conhecidos estão o cálcio, o fósforo, o potássio, o enxofre, o sódio, o magnésio, o ferro, o cobre, o zinco, o selênio, o cromo, etc. Estas substâncias inorgânicas possuem funções muito importantes no corpo e a falta delas pode gerar desequilíbrios na saúde. Contudo, há alguns minerais como, por exemplo, o alumínio e o boro, que podem estar presentes no corpo sem nenhuma função. Como o corpo não é capaz de produzir minerais, eles devem ser ingeridos através de uma alimentação que forneça quantidades adequadas destas substâncias. Caso haja excesso, este será eliminado através das fezes e da urina. Portanto, é de extrema importância que devemos manter uma alimentação balanceada e não deixemos faltar os sais minerais no nosso organismo, para que tudo funcione numa perfeita ordem... Abaixo segue uma lista com alguns minerais e onde eles podem ser encontrados. Cálcio (Ca) - pode ser encontrado em leite e derivados, couve, espinafre e brócolis. Fósforo (P) - é encontrado em carnes, ovos, cereais, etc. Potássio (K) – mineral encontrado na banana, melão, batata, ervilha, tomate, frutas cítricas, etc. Enxofre (S) – em carnes, peixes, ovos, feijão, repolho, brócolis, cebola, alho, germe de trigo, etc. Sódio (Na) – é encontrado no sal de cozinha, algas marinhas, etc. Magnésio (Mg) – encontrado em verduras, maçã, figo, nozes, etc. Ferro (Fe) – encontrado em carnes em geral, fígado, gema de ovo, aveia, feijão, aspargos, etc. Cobre (Cu) – encontrado em fígado, trigo integral, ervilhas, amendoim, nozes, etc. Zinco (Zn) – carnes em geral, ovos, peixes, germe de trigo, castanha do Pará, ervilha, etc. Selênio (Se) – tomate, milho e outros cereais. Cromo (Cr) – carnes, mariscos, cereais, etc. UMA DIETA SAUDÁVEL E EQUILIBRADA É EXCELENTE FONTE DE SAIS MINERAIS e... outra matéria interessante que li também, vou digitar aqui depois, pois estou sem ela em mãos nesse momento, é que, alguns tipos de alimentos não permitem que alguns sais minerais se fixem ao organismos, por isso, é necessário o balancemamento. Um exemplo que peguei pra mim, especificamente, pois estou perdendo cálcio, é o seguinte: li que que, quando alguém está com deficiência de cálcio, não pode se ingerir cenoura demais, pois a cenoura não permite que o cálcio se fixe no organismo, porém, ela é rica em vitamina A e, esta não deve ser eliminada do cardápio, por isso, podemos substituir a cenoura pela ábolbora... outra coisa interessante é que, a vitamina D ajuda a fixar mais cálcio no orgaismo... então, consumindo mais vitamina D, se ingerir uma pequena quantidade de cenoura, não terá problema.... Bom.. isso tudo, eu estou pesquisando... mas, vou confirmar com a minha nutricionista na próxima consulta e, depois, eu informo aqui se são ou não verídicas tais informções. Lembre-se, sempre, que um acompanhamento médico em toda e qualquer dieta é fundamental... portanto, deixar de comer um determinado alimento ou ingerir demais outro, torna-se até perigoso, pois o correto é haver um balanceamento entre todos os alimentos da pirâmide alimentar (ver tópico sobre).

Um comentário:

  1. Olá Renata...

    vim conhecer seu cantinho e já estou te acompanhando.
    Pode contar com meu apoio, ta?

    Vai ser um prazer trocarmos idéias pelo MSN.

    Tenha uma ótima semana, beijos.

    ResponderExcluir